“Asael era ligeiro de pés, como as gazelas do campo. E Asael perseguiu Abner… Porém… Abner o feriu com a ponta da lança pela quinta costela… e caiu ali, e morreu naquele mesmo lugar…” (2 Samuel 2:18-19, 23).
Asael era um dos jovens de Davi, e ele era muito corajoso. De fato, ele é mencionado em 2 Samuel 23:24 como sendo um dos homens poderosos de Davi. Davi o valorizava muito, mas, infelizmente, ele morreu jovem. Por que isso aconteceu? Se você ler toda a história de Asael em 2 Samuel 2:18-24, verá o que aconteceu.
Como vemos em um dos nossos versículos hoje, Asael tinha a habilidade de correr rápido, e a Bíblia diz que ele era “ligeiro de pés, como as gazelas do campo”. Outra boa tradução do versículo diz que ele era “rápido na corrida”. Na batalha que ocorreu entre os servos de Davi e os servos de Saul, parece que Asael queria a glória de matar Abner, o capitão do exército de Saul. Por esta razão, Asael correu o mais rápido que pôde atrás de Abner, e não prestou atenção a mais ninguém. Mas Asael era apenas um jovem, e ele não tinha muita experiência em guerra. Abner era um soldado bem treinado e experiente, e Asael não era páreo para ele. Abner não queria matar Asael, e gritou para ele perseguir outra pessoa. Mas quando Asael não quis ouvir, eventualmente Abner o atingiu com a parte de trás de sua lança, possivelmente pensando apenas em ferir Asael. Mas a lança o matou, e ele morreu ali mesmo no campo.
Quando somos jovens, às vezes queremos tentar fazer coisas que estão além da nossa capacidade. Isso pode acontecer em nossa vida natural e pode acontecer conosco como cristãos também. Talvez realmente queiramos fazer algo para o Senhor, mas queremos fazer algo grande e importante imediatamente. Mas se não estivermos prontos para isso, isso pode nos causar problemas, assim como aconteceu com Asael. Asael podia correr rápido, mas não era um lutador tão bom quanto Abner e, portanto, foi morto. Teria sido muito melhor para Asael fazer outra coisa, em vez de tentar fazer algo além de sua capacidade e depois morrer. Vamos nos contentar em fazer o que o Senhor nos dá para fazer e esperar até que estejamos mais maduros como cristãos. Então, talvez o Senhor nos dê coisas maiores para fazer.
Bill Prost