“E Barnabé e Saulo… voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.” (Atos 12:25).
“E… anunciavam a palavra de Deus… e tinham também a João como cooperador.” (Atos 13:5).
“… Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.” (Atos 13:13).
Provavelmente todos nós estamos bastante familiarizados com o evangelho de Marcos, mas você já considerou a vida do homem que o Espírito de Deus usou para escrever esse evangelho? Seu nome era João Marcos, e ele é mencionado primeiro em Atos 12:12, pois houve uma reunião de oração na casa de sua mãe no meio da noite! Eles estavam orando para que Pedro fosse liberto da prisão, e o Senhor respondeu às suas orações naquela mesma noite. Mais tarde, no mesmo capítulo, em nosso primeiro versículo de hoje, encontramos João Marcos indo com Barnabé e Saulo de Jerusalém para Antioquia. Marcos era sobrinho de Barnabé (veja Colossenses 4:10) e, como um jovem, parece que ele queria fazer algo para o Senhor.
Algum tempo depois, quando Barnabé e Saulo saíram em sua primeira viagem missionária, eles levaram João Marcos com eles, e ele agiu como um servo para eles. Naquela época, eles não ficavam em hotéis e tinham restaurantes à mão, então eles provavelmente tiveram que arranjar a sua própria acomodação, refeições, etc. Então, quando eles chegaram a um lugar chamado Perge, João Marcos os deixou e retornou a Jerusalém. A Palavra de Deus não nos diz por que ele partiu, mas é bem possível que ele tenha achado a viagem e as dificuldades um pouco difíceis de suportar, e não estava disposto a continuar.
Às vezes, como jovens, podemos ser como João Marcos. Talvez realmente queiramos servir ao Senhor, mas não estamos prontos para enfrentar o custo envolvido. Não estamos prontos para as dificuldades envolvidas, ou a perseguição que surge quando enfrentamos o mundo. Então é fácil voltar atrás.
Mas isso não precisa ser o fim do nosso serviço ao Senhor! O Senhor foi paciente com João Marcos, e quando Paulo não quis levá-lo em uma segunda viagem missionária, Barnabé o levou para Chipre novamente. Mais tarde, Paulo se referiu a ele em Colossenses 4:10, pedindo aos irmãos que o recebessem se ele viesse. Ele se refere a Marcos e outros como sendo “cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação.” (Colossenses 4:11). Como Paulo era um prisioneiro em Roma quando escreveu esta epístola, parece que Marcos estava lá com ele e o encorajou.
Mais tarde ainda, quando Paulo era novamente prisioneiro em Roma, ele pôde dizer a Timóteo: “Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.” (2 Timóteo 4:11). Marcos não estava pronto para o ministério em Atos, mas ele amadureceu espiritualmente, e mais tarde o Senhor o usou.
Se recuarmos cedo em nossa vida por algumas dificuldades em servir ao Senhor, não desanimemos. Lembre-se de João Marcos, o servo falho, que mais tarde amadureceu espiritualmente e foi usado pelo Senhor. Finalmente, ele foi chamado para escrever o evangelho de Marcos, um livro que nos retrata o Senhor Jesus como o Servo perfeito.
Bill Prost