
“Se me amais, guardai os meus mandamentos.” (João 14:15)
Quando o Senhor Jesus disse isso aos Seus discípulos, Ele estava dando a eles Suas últimas instruções antes de ir para a cruz para sofrer e morrer por eles. Ele lhes disse muitas coisas, pois Ele os estava preparando para viver neste mundo sem que Ele estivesse com eles constantemente. Eles se sentiram muito tristes por Ele estar indo embora deles, pois eles tinham se acostumado a estar em Sua companhia por vários anos. Eles tinham confiado Nele, e dependiam Dele para tudo. Mas agora Ele estava indo para a cruz, e então de volta para o céu.
Antes de partir, Ele lhes deu alguns mandamentos. Esses mandamentos não eram como a lei do Antigo Testamento, com uma longa lista de “faça” e “não faça”. Esses mandamentos do Antigo Testamento tinham a intenção de mostrar ao homem o quão culpado ele era diante de Deus, pois ninguém jamais poderia guardá-los adequadamente. Mas os mandamentos do Novo Testamento são diferentes; eles são para aqueles que já têm uma nova vida em Cristo. Não guardamos esses mandamentos para sermos salvos; em vez disso, os guardamos porque somos salvos e queremos agradar Aquele que nos salvou.
Lembro-me de ler sobre um casal cristão que comprou uma casa e, quando se mudaram, a esposa disse ao marido: “Não gosto da cor da cozinha; você a pintaria de branco para mim?” Você acha que o marido fez isso? Sim, ele fez, porque amava a esposa e queria agradá-la. Então, depois que ele pintou a cozinha de branco, a esposa disse: “Você se importaria em enfeitar de amarelo?” O marido dela também fez isso, porque queria agradá-la. Como você pode imaginar, ela estava muito feliz trabalhando em sua cozinha recém-pintada. O melhor de tudo é que ela sabia que o marido a amava o suficiente para fazer isso por ela.
Os mandamentos do Novo Testamento são assim. O Senhor nos disse o que Lhe agradaria, e se O amamos, desejaremos guardar Seus mandamentos. Nosso amor pelo Senhor Jesus é demonstrado por nossa disposição em guardar Seus mandamentos.
Bill Prost
