Filhos de Deus

“Amados, agora somos filhos de Deus…” (1 João 3:2).

“E nos predestinou [escolheu de antemão] para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo…” (Efésios 1:5).

Há duas maneiras de nos tornarmos parte de uma família. Uma é nascer na família, e a outra é ser adotado por ela. Em cada maneira, somos igualmente filhos dessa família. Deus nos fez Seus filhos em ambas as formas! Nós “nascemos” em Sua família quando nascemos de novo, e Ele também nos diz que somos “adotados”. Isso significa que fomos escolhidos especialmente para fazer parte dessa família maravilhosa.

Em uma eternidade passada, muito antes do mundo ser criado, Deus tinha um plano para esta família. Ele era Deus. Ele não precisava de nada, exceto alguém para amar! Ele queria filhos, e queria que todos fossem como Seu Filho, o Senhor Jesus. Então, quando lemos em Romanos 8:29, vemos que todos os problemas e dificuldades em nossas vidas são enviados a nós para podermos ser “conformes à imagem de seu Filho”. Em outras palavras, os problemas são como uma ferramenta de escultura. Eles estão nos quebrando e moldando para sermos da mesma imagem do Senhor Jesus. É um privilégio realmente especial sermos moldados para sermos como filhos de Deus.

E há outra coisa sobre famílias; elas têm características similares. Quanto mais cada um de nós for semelhante ao o Senhor Jesus, mais somos como os outros. E que família enorme é essa! Você pode entrar em um restaurante e ver outra família à distância, e perceber que eles abaixam a cabeça e agradecem ao Senhor pela refeição que estão prestes a ter. Imediatamente você percebe que eles também devem ser cristãos, e você quer ir até eles e conhecê-los. Eles são seus irmãos e irmãs em Cristo!

Você pode viajar pelo mundo todo e conhecer familiares de todas as nacionalidades e raças. Imediatamente há um elo entre vocês, e você sente um vínculo maravilhoso que os une, pois todos são parte da família de Deus. Você pode ter os olhos do seu pai e o cabelo cacheado da sua mãe, mas na família de Deus, são os corações que se assemelham! Primeira João 3:14 nos diz que este é um dos sinais de que alguém é cristão — “Sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos.

Outra coisa especial sobre essa família é que Deus é nosso Pai, e Ele quer que venhamos a Ele e O chamemos de “Pai”. Ele irá nos confortar e nos encorajar, e também irá nos corrigir quando necessário. E Ele nunca comete um erro! É um relacionamento incrível que Deus planejou para Sua família.

Bill Prost