Fazer as contas dos gastos

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” (Lucas 14:28-30).

Na área onde eu morava, havia um homem que começou a construir uma casa grande. Era tão grande que tinha até uma piscina coberta. Mas ele ficou sem dinheiro e não conseguiu terminá-la. Outras pessoas sabiam quem ele era e frequentemente zombavam dele, assim como dizem nossos versos. Ele queria aquela casa grande, mas não havia calculado o custo e, eventualmente, outra pessoa a comprou e terminou.

Esta é uma boa lição para nós em nossa vida cristã. Quando somos salvos pela primeira vez, geralmente estamos muito prontos para seguir o Senhor Jesus e viver para Ele neste mundo. Então descobrimos que há um custo envolvido em ter leitura regular da Bíblia, oração e comunhão cristã em nossas vidas. Há também um custo envolvido em desistir das coisas deste mundo para seguir o Senhor. Às vezes, não estamos prontos para pagar esse custo e, então, não terminamos bem em nossa vida cristã. Conheci mais de um cristão que começou bem e depois decidiu que era muito difícil ser um cristão neste mundo. Eles pararam de agradar ao Senhor e simplesmente se deixaram levar pelo mundo. Depois de um tempo, se você não soubesse que eles eram crentes no Senhor Jesus, nunca adivinharia ao observá-los, pois eles agiam muito como pessoas mundanas.

Na história deste mundo, a construção tem sido muito importante. As pessoas construíram casas para viver, mas também construíram fortificações para que pudessem defender o que construíram. Assim é em nossa vida cristã. Judas nos diz que devemos ser diligentes em continuar “edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé” (Judas, v. 20), e isso significa passar tempo lendo a Palavra de Deus, orando e nos reunindo com outros cristãos para comunhão. Isso levará tempo e energia, mas devemos estar dispostos a reservar um tempo para fazê-lo. Então seremos capazes, com a ajuda do Senhor, não apenas de começar nossa vida cristã, mas de terminá-la bem.

Bill Prost