
“Falta-te uma coisa” (Marcos 10:21).
Recentemente, estive lendo um livro interessante sobre uma expedição marítima ocorrida no ano de 1742. Vários navios partiram da Inglaterra em uma missão que os levaria ao Oceano Pacífico. Isso significava cruzar o Oceano Atlântico e contornar o “Cabo Horn”, a ponta sul da América do Sul. O Cabo Horn tem alguns dos mares mais perigosos do mundo, por isso aqueles que preparavam os navios colocaram a bordo tudo o que achavam que os homens poderiam precisar — carne seca, biscoitos duros, bastante água fresca, armas e muitas outras coisas.
Mas, após vários meses de viagem, muitos dos tripulantes começaram a ficar muito doentes. Eles emagreceram, seus dentes caíram, e seus músculos definharam. Alguns morreram. Ninguém sabia o que estava acontecendo, mas faltava-lhes uma coisa — vitamina C. Hoje entendemos isso. Os homens sofriam de “escorbuto” porque não havia frutas ou verduras frescas em sua alimentação.
Eventualmente, naufragaram em uma pequena ilha onde quase nada crescia, mas encontraram um pouco de aipo selvagem e o comeram, pois estavam famintos. Em pouco tempo, a doença do escorbuto desapareceu! Amanhã falaremos sobre o significado espiritual do versículo de hoje.
Bill Prost

