EU SOU (parte 2)

“Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou” (João 8:57-58).

Cerca de 1500 anos depois que o Senhor falou a Moisés e o enviou para libertar os filhos de Israel, o Senhor Jesus veio a este mundo. Ele era o Filho de Deus, e foi o mesmo que disse a Moisés: Dize-lhes que EU SOU te enviou. Quando os judeus desafiaram o Senhor Jesus sobre quem Ele era, Ele deu-lhes a mesma resposta que Moisés deu aos filhos de Israel — “Antes que Abraão existisse, eu sou.”

Os judeus imediatamente reconheceram que Ele estava afirmando ser Deus, e pegaram pedras para atirar nele, pensando que ele estava blasfemando. Mas observe como o Senhor Jesus formulou Sua resposta. Ele não disse: Antes que Abraão existisse, eu era. Isso teria sido verdade, mas também era verdade para o pai, avô, etc. de Abraão. No entanto, quando o Senhor Jesus disse: “Antes que Abraão existisse, eu sou”, Ele claramente se identificou como Aquele que existia desde toda a eternidade, antes que o tempo existisse. Infelizmente, os judeus não queriam acreditar Nele, apesar de todos os milagres que Ele realizou. Amanhã, e pelos próximos dias, consideraremos alguns outros exemplos em que o Senhor Jesus usa as palavras “Eu Sou”.

Bill Prost