Portões de Neemias — A Porta da Fonte
“A porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hoze” (Neemias 3:15).
Nas Escrituras, a água corrente, tal como uma fonte ou um rio, é frequentemente um tipo (uma figura) do Espírito Santo. A Porta da Fonte nos lembra da obra do Espírito Santo em nós e através de nós, e o poder que temos na adoração, serviço, e para nosso andar de fé. Aqui estão alguns exemplos:
“Adoramos pelo Espírito de Deus” (Filipenses 3:3, Versão Darby)
“Orando no Espírito” (Efésios 6:18)
“Guiados pelo Espírito” (Gálatas 5:18)
“Cantarei com o Espírito” (1 Coríntios 14:15)*
“Andemos em Espírito” (Gálatas 5:25)
Queiramos ter o cuidado de manter essa porta em constante reparação. Isso mantém fora de nossas vidas aquelas coisas que impediriam a obra do Espírito de Deus mencionada nos versículos acima. A Bíblia nos diz: “Não extingais o Espírito” (1 Tessalonicenses 5:19); e “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus” (Efésios 4:30).
O Senhor disse: “Quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade” (João 16:13). Não permita que o inimigo, Satanás, impeça a obra de Deus.
{* Nota: embora algumas traduções tragam, nesse versículo, “espírito” (minúsculo, referente ao espírito do homem) em vez de “Espírito” (em maiúsculo, referente ao Espírito Santo), a mesma palavra no grego (pneuma) é usada aqui como em outras passagens em que se refere ao Espírito Santo. Confira aqui.}