Diário do Cristão para o Domingo

Desamparado

“E desde a hora sexta houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.
E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mateus 27:45,46).

Que pergunta é esta que foi feita pelo Senhor Jesus no final das três horas de trevas! Para obter a resposta, devemos ir ao Antigo Testamento, onde encontramos a mesma pergunta feita profeticamente, juntamente com os sentimentos mais íntimos do Senhor que não encontramos nos Evangelhos. Lá descobrimos que Aquele que faz a pergunta, Ele mesmo dá a resposta.

“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido? Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego. Porém tu és santo” (Salmos 22:1-3). Enquanto o Senhor Jesus estava sendo feito “pecado por nós” (2 Coríntios 5:21), e enquanto, naquelas três horas de trevas, Ele estava “levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro” (1 Pedro 2:24), Deus teve de abandoná-Lo (desampará-Lo) por causa de Sua natureza santa, e porque Ele é “tão puro de olhos, que não pode ver o mal, e a opressão não pode contemplar” (Habacuque 1:13).

Jim Hyland