Diário do Cristão para a Terça-Feira

Suas Palavras

“Sejam agradáveis as palavras da minha boca… perante a tua face, Senhor” (Salmos 19:14).

Vigie suas palavras diligentemente. Palavras possuem um poder muito grande, seja para abençoar e incentivar, ou para condenar e desencorajar. Quando falamos de maneira descuidada ou negativa, causamos dano — muitas vezes irreparável. Podemos dizer que lamentamos, mas não podemos fazê-las voltar atrás. Como um pássaro solto de uma gaiola sobre um prado aberto, as palavras abrem suas asas e podemos fazer pouco, ou nada, para fazê-las voltar.

É por isso que precisamos aprender a controlar e disciplinar nossa fala. Deixada por si mesma, “a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas… a língua também é um fogo; como mundo de iniquidade… nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal” (Tiago 3:5-6, 8). É por isso que, mais para o início dessa epístola, ele diz: “Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja… tardio para falar” (Tiago 1:19). Pese as suas palavras cuidadosamente antes de deixá-las voar.

Por outro lado, sob a restrição do Senhor, e guiadas pelo Espírito Santo, nossas palavras podem ser doces e reconfortantes, e aceitáveis ao Senhor para a bênção e edificação dos outros.

Jim Hyland