Diário do Cristão para a Sexta-Feira

Jonas — Parte 2

“Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é maior do que Jonas” (Mateus 12:41).

Jonas desprezava tanto os gentios da cidade de Nínive que tentou fugir do Senhor em vez de pregar ali. A tempestade e o grande peixe foram usados pelo Senhor para fazer com que Jonas obedecesse. Mas, em seu coração, ele estava bravo com o Senhor por Ele não destruir a cidade. Jonas estava mais preocupado com sua reputação como profeta do que com a bênção das almas. “E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal” (Jonas 4:2).

Deus usou uma aboboreira e um verme para falar ao coração de Jonas, e fez um apelo a Jonas pelas muitas pessoas e crianças simples que teriam de ser destruídas se não houvesse misericórdia. A história registra que a tumba de Jonas está localizada em Nínive. Parece que, talvez, o coração de Jonas foi não apenas vencido ao amor por esse povo, como também ele tenha vivido sua vida ali ministrando a eles.

Jim Hyland