Diário do Cristão para a Quinta-Feira

Um Breve Esboço dos Quatro Evangelhos — Parte 3

“Tenha um esboço das sãs palavras” (2 Timóteo 1:13, JND).

Lucas apresenta Cristo como o Homem Perfeito ou Filho do Homem. “Veio o Filho do homem” (Lucas 7:34). “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10). É o Homem Cristo Jesus nas circunstâncias da vida aqui neste mundo.

Foi escrito por um gentio, referido como “o médico amado” (Colossenses 4:14). Quem melhor para escrever os detalhes do Senhor Jesus como homem do que alguém que era médico?

Antes de apresentar a genealogia do Senhor Jesus, Lucas apresenta uma história mais detalhada de Maria à época em que engravidou e concebeu, isso para mostrar como, verdadeiramente, Ele é Homem. Lucas segue Sua cronologia até Adão e a Deus, pois o ponto apresentado é simplesmente Sua Humanidade, que foi concebida através de Maria, e apenas “se cuidava” (se supunha) que José era Seu pai.

A ordem em que os eventos são apresentados no Evangelho de Lucas diz respeito a uma ordem de princípios morais, e não à exata ordem dos eventos. Se não percebermos isso, ficaremos muito confusos quanto à ordem dada nos outros três Evangelhos. Devemos nos lembrar que esse é o menos cronológico dos quatro Evangelhos.

Baseado no texto de Jim Hyland

Compartilhe...