Diário do Cristão para a Quinta-Feira

Nossa Consciência

“E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens” (Atos 24:16).

Sandy era uma pessoa ultra-econômica, que se opunha às despesas desnecessárias de lavanderia. Quando ele vestia uma camisa social para um banquete ou outra ocasião formal, ele sempre a guardava cuidadosamente para uso futuro. Em uma ocasião, ao se vestir para um evento desses, ele pegou uma camisa usada da gaveta e examinou-a com cuidado, esperando poder usá-la aquela noite. Não estando certo de que estava totalmente limpa, ele colocou-a em frente a janela, onde poderia olhá-la sob uma luz melhor. Sua esposa, Jean, percebeu que ele balançava a cabeça como se temesse que a camisa não passaria por um exame minucioso.

“Lembre-se, Sandy”, ela lhe falou, “se há dúvida, é porque está suja”. Isso resolveu a questão. A camisa foi para a pilha de roupa suja e uma limpa tomou seu lugar.

As palavras de Jean podem muito bem falar a cada crente no que diz respeito às coisas sobre as quais a consciência levanta qualquer questão ou dúvida. O apóstolo Paulo podia confirmar: “Até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência” (Atos 23:1). Você pode dizer o mesmo?

Jim Hyland