Diário do Cristão para a Quarta-Feira

Um Breve Esboço dos Quatro Evangelhos — Parte 2

“Tenha um esboço das sãs palavras” (2 Timóteo 1:13, JND).

Marcos apresenta Cristo como o Servo Perfeito: “Tudo faz bem” (Marcos 7:37). “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10:45).

Foi escrito por um servo falho do Senhor, João Marcos, que não era apóstolo nem testemunha ocular da vida e do ministério do Senhor. Isso é uma prova de sua inspiração divina. Marcos foi mais tarde restaurado e usado pelo Senhor (Atos 15:37-38, 2 Timóteo 4:11).

Não há genealogia, nada sobre Seu nascimento ou juventude. Nos tempos bíblicos, não era necessário que os servos declarassem seu parentesco ou ascendência.

Ele começa com Seu batismo, tentação e Seu ministério público, e então registra muita atividade de serviço para com o próximo. Ele usa muito palavras como “logo” e “imediatamente”. “Havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer” (Marcos 6:31).

É o mais curto dos quatro Evangelhos, mas fornece mais detalhes sobre eventos históricos.

É também o mais cronológico dos quatro Evangelhos, ou seja, é o que melhor apresenta os eventos na ordem em que aconteceram.

Jim Hyland