
“… Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens… Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a Sua instrução,” (Jó 33:14-16).
Todos nós temos sonhos em algum momento, e na maioria das vezes eles não significam nada. Muitas vezes, são ridículos e, embora geralmente envolvam pessoas e lugares que conhecemos, são obviamente apenas pensamentos desordenados em nossas mentes enquanto dormimos. Às vezes, é claro, um sonho pode ser muito assustador, e ficamos felizes quando acordamos e percebemos que é apenas um sonho.
No entanto, Deus tem usado sonhos para falar com as pessoas há milhares de anos, e alguns desses sonhos estão registrados na Bíblia. Deus tem um jeito de fazer a pessoa perceber que, às vezes, um sonho é mais do que apenas algo bobo, e é enviado diretamente a ela por Deus com um propósito. Você deve se lembrar que José, um dos filhos de Jacó, teve sonhos, mas quando os contou aos seus irmãos, eles ficaram bravos com ele, e até mesmo seu pai não entendeu. Mais tarde, quando ele estava na prisão no Egito, o copeiro-chefe e o padeiro-chefe tiveram um sonho, cada um, e José foi capaz de interpretá-los para eles. Mais tarde ainda, Faraó, rei do Egito, teve sonhos, e ele também percebeu que aqueles sonhos significavam algo. José também foi capaz de interpretá-los.
No Novo Testamento, o Senhor falou aos magos, advertindo-os a não voltarem a falar com o rei Herodes. Ele também falou a José, marido de Maria, mãe do Senhor Jesus, alertando-o a fugir para o Egito até que Herodes morresse. Mais tarde, o apóstolo Paulo teve várias visões durante sua vida, nas quais o Senhor falou diretamente a ele. O Senhor também falou ao apóstolo Pedro em uma visão.
Agora que temos a Palavra de Deus completa e somos habitados pelo Espírito de Deus, o Senhor geralmente não fala conosco em sonhos e visões. No entanto, em lugares do mundo onde não há a Bíblia, e talvez não seja possível obtê-la, o Senhor ainda fala em sonhos, a fim de atraí-los ao Senhor Jesus e fazê-los perceber que precisam ser salvos.
Como vemos em nossos versículos de hoje, às vezes as pessoas não prestam atenção suficiente quando o Senhor fala com elas, mas serão responsabilizadas se o Senhor permitir um sonho para alertá-las. Quando Deus fala, Ele sempre quer nossa bênção em tudo, e é importante ouvir.
Bill Prost
