
“E descobriu-lhe todo o seu coração, e [ Sansão] disse-lhe [a Dalila]… se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.” (Juízes 16:17)
“Então ela [Dalila] o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça [de Sansão]… e retirou-se dele a sua força.” (Juízes 16:19).
Duas vezes antes, Sansão se envolvera com mulheres mundanas — mulheres filisteias — e o Senhor o livrara graciosamente. Parece que Sansão não aprendeu a lição e, quando se envolveu com uma terceira mulher filisteia, o Senhor permitiu que ele a contasse o segredo de sua força. Ela providenciou que ele cortasse o cabelo, e ele perdeu a força. Você pode ler sobre o que aconteceu com ele no restante de Juízes 16. Essa terceira mulher não amava Sansão de fato, mas diz que ele a amava. Os líderes dos filisteus haviam prometido a ela muito dinheiro se ela descobrisse por que Sansão era tão forte. Finalmente, Sansão lhe contou, e ele perdeu a força.
Esta é uma imagem do que acontece conosco se nos tornarmos muito amigáveis com as pessoas deste mundo e nos envolvermos com elas. Elas podem parecer muito gentis, mas nos enganarão se confiarmos nelas. Sansão confiava em Dalila, mas ela estava apenas tentando descobrir o segredo dele para receber aquele grande presente em dinheiro dos líderes filisteus. Ao ler o restante do capítulo, você descobrirá que o pobre Sansão acabou na prisão, trabalhando duro moendo milho (trigo) para os filisteus.
Devemos pregar o evangelho às pessoas deste mundo e ser um auxílio para elas em dificuldades. Tudo isso é bom para nós como cristãos. Mas não é bom nos envolvermos socialmente com elas e tentarmos formar relacionamentos próximos com elas. Aqueles que não conhecem o Senhor, não podem compreender um cristão, pois não têm uma nova vida em Cristo, como um crente. A história de Sansão é um bom aviso para todos nós, pois perderemos nossa força espiritual se nos envolvermos com este mundo.
Bill Prost
