“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Miquéias 5:2).
No dia 25 de dezembro, muitas pessoas celebram tradicionalmente o nascimento do Senhor Jesus. Não sabemos realmente a data exata do nascimento de nosso Senhor neste mundo, e a Bíblia não nos diz. Nunca somos convidados a celebrar o nascimento do Senhor, mas sim a nos lembrar Dele na morte. Salomão poderia dizer no livro de Eclesiastes: “Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém.” (Eclesiastes 7:1). O nascimento de nosso Senhor neste mundo foi um evento maravilhoso, mas é Sua obra na cruz e Sua morte que resolveram a questão do pecado diante de um Deus santo.
Em nosso versículo de hoje, somos novamente lembrados de que o nascimento do Senhor Jesus foi profetizado muito antes de Ele aparecer neste mundo, e até nos é dito o lugar onde Ele nasceria. Quando chegou a hora, o Senhor permitiu que todo o mundo romano fosse posto em movimento, para um censo que foi feito naquele ano. Como resultado disso, José e Maria tiveram que viajar para Belém, e lá o Senhor Jesus nasceu.
No entanto, como nosso versículo também nos lembra, o Senhor Jesus era “desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Ele era Deus, e não teve começo como Filho de Deus. Ele teve um começo como homem, pois nunca havia sido um homem antes, mas como Deus Sua existência era desde a eternidade. Mas como Deus Ele não podia morrer, então Ele se tornou um homem, para poder sofrer e morrer. E Ele permanecerá um homem por toda a eternidade, para poder desfrutar de nossa companhia!
Bill Prost