Das águas o tenho tirado

“… e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado. (Êxodo 2:10).

Tenho certeza de que a maioria de vocês, e talvez todos vocês, conhecem a história de Moisés. Mas você sabia que seu nome significa “extraído”? Seu nome foi, na verdade, dado a ele pela filha do Faraó, porque ela foi quem o encontrou na pequena arca de juncos no rio. Seu nome não foi dado a ele por seus próprios pais. Mas era um nome adequado, e é o nome pelo qual ele foi conhecido por toda a sua vida.

Foi preciso muita fé por parte dos pais de Moisés para manter seu filhinho, pois você se lembrará de que o Faraó havia dito que todos os bebês do sexo masculino deveriam ser jogados no rio. Claro que eles se afogariam, mas a mãe de Moisés o colocou no rio; só que ela fez uma pequena arca de juncos para evitar que ele se afogasse. Quando a filha do Faraó desceu ao rio para se banhar, ela e seus assistentes encontraram Moisés na arca, e Deus colocou em seu coração uma compaixão por ele. A Bíblia nos diz que ele era “uma criança formosa”, o que significa que ele era um lindo bebê. Ela se sentiu atraída por ele e queria ficar com ele. Certamente o Senhor arranjou tudo isso, pois Ele tinha planos especiais para Moisés.

Tudo isso tem uma lição para nós também. Na Bíblia, o Egito é uma imagem do mundo ao nosso redor, e está sob o controle de Satanás. Satanás não quer que crianças de lares cristãos cresçam e vivam para o Senhor; em vez disso, ele quer que elas sejam engolidas por este mundo, e estejam espiritualmente mortas. Mas os pais cristãos vão querer proteger seus filhos da influência do mundo, e a arca de juncos é uma imagem dessa proteção. Temos que viver neste mundo, e às vezes nos misturar com ele, mas não temos que experimentar a morte espiritual por causa dele.

A água também fala de morte, mas outra pessoa já passou por essas águas da morte — o próprio Senhor Jesus. Agora, crianças podem ser tiradas dessas águas, e Moisés é devolvido à sua verdadeira mãe, para amamentá-lo para a filha do Faraó. Por causa disso, todos presumiram que ele era filho da filha do Faraó.

Bill Prost