
“Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?” (1 Coríntios 12:14-16).
Talvez você já tenha ouvido na Bíblia que os crentes do Novo Testamento agora formam o que é chamado de igreja, ou assembleia. Esta não existia no Antigo Testamento, mas foi formada no dia de Pentecostes, como lemos em Atos 2. Mas aqueles que formam a igreja também são chamados de corpo de Cristo. Ele é a Cabeça do corpo e está lá em cima no céu, enquanto nós somos o corpo aqui na terra.
Podemos entender como um corpo funciona, pois todos nós temos corpos. Eles nos permitem andar, fazer coisas com as mãos, ver, falar, cheirar e ouvir. Nossos corpos também fazem muitas coisas por nós que não vemos. Nosso coração bombeia sangue, nossos pulmões respiram por nós, nosso estômago e intestinos digerem os alimentos e nossos rins eliminam os resíduos. Mas tudo isso acontece dentro de nós, onde não podemos ver.
Todas essas partes do nosso corpo são importantes, assim como todas as partes do corpo de Cristo. Em nossos versículos de hoje, supõe-se que talvez o pé não pareça muito importante, porque não é a mão. Ou o ouvido pode desejar ser o olho. Isso também acontece no corpo de Cristo, pois algumas pessoas desejam ter algo que os outros têm. Um crente pode ser um bom pregador, e outros podem desejar pregar como ele. Mas outra pessoa pode ter mais dinheiro e parecer capaz de fazer mais pelo Senhor por meio de doações. Podemos desejar mais dinheiro também.
Mas o Senhor sabe como compor o seu corpo e sabe o que cada um deve fazer. Assim como o nosso corpo humano tem alguns membros que estão ocultos, assim também o corpo de Cristo tem aqueles que fazem coisas secretas — coisas que ninguém sabe. No entanto, eles são muito importantes. Portanto, não nos consideremos menos importantes do que alguns outros, pois cada membro do corpo é necessário. Contentemo-nos em fazer o que o Senhor nos preparou para fazer.
Bill Prost
