Conforto das Escrituras para o Sábado

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem [ou: divide corretamente*] a palavra da verdade” [1]

Ao estudarmos a Bíblia, cuja “lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” [2], que tenhamos certeza de que estamos “dividindo corretamente a palavra da verdade” [1]. Enquanto toda a Palavra de Deus é para nós “proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” [3] — enquanto é tudo para nós, não é tudo sobre nós. Por exemplo, a palavra de Deus a Adão foi: “da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” [4]. Certamente esta passagem, assim como outras, é “proveitosa” [3] para nós, ao observarmos os efeitos da desobediência de Adão a ela, ainda que não seja diretamente dita a nós, pois não estamos no Jardim do Éden no princípio da história da humanidade, como Adão estava. Assim, que possamos “dividir corretamente a palavra da verdade” [1], arando um sulco reto, traçando linhas claras. Apliquemos a Israel o que Deus disse a eles, e apliquemos à igreja o que Deus disse a ela, em obediência sincera. Assim podemos dizer com o salmista: “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca” [5].

A Palavra de Deus é clara para o homem
Cujo coração está pronto a obedecê-la,
Trazendo vida, esperança e bênção
De cada versículo das Sagradas Escrituras.

[1] 2 Timóteo 2:15* ~ [2] Salmos 119: 105 ~ [3] 2 Timóteo 3:16 ~ [4] Gênesis 2:17 ~ [5] Salmo 119: 103

{*Confira na versão King James, Darby, e no dicionário grego Strong}