Conforto das Escrituras para a Sexta-Feira

“Ó Senhor, ando oprimido, fica por meu fiador.” [1]

Há momentos na vida de cada crente quando nós, como Ezequias em nosso versículo, nos encontramos tão cheios de angústia, e tão incapazes de lidar com nossas situações, que podemos apenas clamar ao Senhor: “Ando oprimido, fica por meu fiador”. Tempos de grande dificuldade, tempos de perplexidade, tempos de incerteza, tempos em que “a minha mão se estendeu de noite, e não cessava… a minha alma recusava ser consolada. Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia” [2]. Chegam tempos em que todos nós percebemos nosso total desamparo e nossa necessidade de dependência do Senhor, quando, como Ezequias, “como o grou, ou a andorinha, assim eu chilreava, e gemia como a pomba; alçava os meus olhos ao alto; ó Senhor, ando oprimido, fica por meu fiador” [3]. Quando você chega a tais circunstancias “derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio” [4]. “O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam… não se esquece do clamor dos aflitos” [5, 6]. “E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo… e tenho ouvido o seu clamor… porque conheci as suas dores” [7]. “A minha esperança está em ti” [8].

Quando estamos oprimidos e cansados,
Com ninguém a quem possamos nos voltar,
Ele conhece nosso sofrimento e angústia;
De nosso clamor por ajuda Ele não desdenhará.

[1] Isaías 38:14; [2] Salmo 77:2-3; [3] Isaías 38:14; [4] Salmos 62:8; [5] Salmo 9:9-10; [6] Salmos 9:12; [7] Êxodo 3:7; [8] Salmo 39:7