
“Companheiro sou de todos os que Te temem” (Salmo 119:63).
Ontem falamos sobre amigos. Hoje, vamos pensar na diferença entre amigos e companheiros. Eu penso em companheiros como uma palavra mais voltada para a ação. Para nós, representa amigos trabalhando juntos.
Paulo tinha um companheiro especial: um jovem chamado Epafrodito. Em Filipenses 2:25, ele diz: “Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates”. No contexto desses versículos, ele esteve doente e quase morreu. Paulo diz que teria tido “tristeza sobre tristeza” se isso tivesse acontecido. Ele realmente amava e apreciava seu companheiro e amigo! Eles trabalhavam e viajavam juntos. No primeiro século (há muito, muito tempo!), viajar não era como hoje. Envolvia quilômetros de caminhada, viagens marítimas que frequentemente incluíam tempestades e naufrágios, dormir no frio e não existia comida rápida com um “fast food” do drive-thru como temos agora!
Bem, você pode ser um companheiro hoje? Há muitas oportunidades de trabalharmos juntos pelo Senhor. Pegando os hinários depois da escola dominical, limpando a sala de reuniões juntos ou talvez indo com outros cantar para idosos em um asilo. Tivemos um jovem irmão viajando conosco em uma longa viagem para um país estrangeiro, que disse: “Eu só quero ir junto e carregar sua bagagem!”. Ele foi um verdadeiro companheiro e fez um trabalho maravilhoso servindo ao Senhor dessa forma.
O apóstolo João menciona companheiros em Apocalipse 1:9 “Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição”. Se estamos passando por um momento difícil, como é maravilhoso ter alguém para passar por isso conosco. Tenho certeza de que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram “companheiros” naquela provação na fornalha ardente que juntos suportaram com o Senhor.
Bill Prost
