Colaborando com os ímpios

“Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao Senhor?” (2 Crônicas 19:2).

Estas palavras foram ditas a Jeosafá, rei de Judá, por um profeta do Senhor chamado Jeú. Jeosafá era um rei piedoso, mas aliou-se a Acabe, rei de Israel, que era um homem muito ímpio e perverso. Ele havia permitido a adoração de ídolos em Israel, e está registrado que “ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor” (1 Reis 21:25). Mesmo assim, Jeosafá aliou-se na guerra com Acabe e quase perdeu a vida. Mas o Senhor foi misericordioso com Jeosafá e o preservou.

Às vezes, como cristãos, podemos ser tentados a participar de projetos com aqueles que não são cristãos, talvez pensando que podemos levá-los a Cristo. Mas isso nunca funciona; em vez disso, os incrédulos apenas nos arrastarão para o nível deles.

É bom estar pronto para ajudar os incrédulos se eles estiverem com problemas, e então poderemos compartilhar o evangelho com eles. Mas pensar que podemos trabalhar em conjunto com eles e, de alguma forma, exercer uma boa influência sobre eles é um erro. A Palavra de Deus nos diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis” (2 Coríntios 6:14).

Bill Prost