Aprendizado e Descanso

“Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor… e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã… E não cheirou mal nem nele houve algum bicho… Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá” (Êxodo 16:23-24,26).

O sábado era o dia de descanso para Israel e é uma figura do descanso eterno de Deus para nós, com Ele no céu. Durante toda a eternidade certamente aprenderemos mais sobre Cristo, mas há algumas coisas sobre Ele que não podemos aprender lá em cima. Não podemos aprendê-Lo como Aquele que pode nos confortar em todos os problemas, pois lá em cima não haverá problemas. Não podemos aprendê-Lo como Aquele que pode nos guiar nas dificuldades, ou Aquele que provê todas as nossas necessidades, pois não teremos dificuldades ou necessidades lá em cima. Só podemos aprender essas coisas aqui embaixo. Mas a memória delas estará conosco por toda a eternidade.

No deserto, os filhos de Israel aprenderam mais sobre o Senhor em tempos difíceis do que quando tudo corria bem. Quando chegaram à terra de Canaã, puderam se lembrar de todo o caminho em que o Senhor os guiou. Será assim conosco. Aprendemos Cristo aqui através dos problemas ao longo do caminho e teremos essas lembranças por toda a eternidade. Vale a pena passar por dificuldades quando aprendemos mais sobre Ele! Nesse sentido, estamos “colhendo maná” que nunca estragará.

Bill Prost