Apanhai-nos as raposas, as raposinhas

“Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” (Cantares 2:15).

Nos versículos imediatamente anteriores a este, Salomão descreve como tudo começa a crescer na primavera — as flores aparecem, os pássaros cantam e as plantas começam a florescer. Então, ele nos dá um aviso. As raposinhas também saem na primavera e, quando as videiras começam a florescer, elas arrancam os novos brotos. Então, é claro, nenhuma uva se formará, pois os brotos já se foram. As raposas normalmente não comem brotos de plantas, pois se alimentam de ratos, esquilos, coelhos selvagens, etc. Elas arrancam os brotos só para fazer travessuras.

As raposinhas são como as pequenas tentações em nossas vidas. Podem não parecer grandes coisas, mas estragam nossa alegria no Senhor e nossa capacidade de dar frutos para Ele. Precisamos ter cuidado para capturar essas “raposinhas” antes que causem problemas reais em nossas vidas.

Quando digo pequenas tentações, do que estou falando? Estamos falando daquele convite para ir a algum lugar que você sabe que seus pais não concordariam. Ou daquela tentação de ir comprar algo que você sabe que não agradaria ao Senhor. Talvez fosse olhar algo na internet que você sabe que é pecaminoso. Ou talvez ler algo que traga pensamentos malignos à sua mente. Tudo isso é como aquelas “raposas” que estragam nossa comunhão com o Senhor.

Essas tentações podem parecer pequenas, e Satanás pode nos persuadir de que não importa se cedemos a elas agora e depois. Mas, assim como uma videira pode ser estragada quando uma raposa arranca os brotos novos, você e eu podemos arruinar nossa caminhada cristã ao permitir até mesmo pequenos pecados em nossa vida.

Bill Prost