“Porque o Senhor teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas; terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel” (Deuteronômio 8:7-8).
Neste versículo listamos alguns dos alimentos que o Senhor prometeu a Israel na terra de Canaã. Os tipos de alimentos mencionados aqui são significativos do ponto de vista espiritual. Em primeiro lugar, existem sete deles, pois sete é o número perfeito de Deus. Em segundo lugar, todos estes alimentos crescem acima do solo. O trigo e a cevada crescem nos caules, enquanto os figos e as uvas crescem nas árvores e nas vinhas. Esta é uma imagem de coisas celestiais que não estão relacionadas com este mundo.
Terceiro, todos esses alimentos exigem esforço para serem obtidos. O trigo e a cevada devem ser colhidos, debulhados, cirandados (a palha arrancada) e depois moídos, antes de poderem ser usados. As frutas devem ser colhidas e as azeitonas esmagadas para fazer azeite. O mel deve ser colhido com cuidado para não sermos picados pelas abelhas! Esta é uma imagem de como é preciso esforço para desfrutar as coisas da Palavra de Deus. Devemos ser diligentes na leitura e na oração, pois o Senhor sabe que valorizamos mais alguma coisa se precisarmos trabalhar um pouco para consegui-la.
Bill Prost