A Porta das Ovelhas, do Peixe e a Velha

“E levantou-se Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas (Neemias 3:1).

“E a porta do peixe edificaram os filhos de Hassenaá (Neemias 3:3).

“E a porta velha repararam-na Joiada, filho de Paséia (Neemias 3:6).

Ontem, mencionamos os dez portões que existiam no muro de Jerusalém e o fato de que seus nomes tinham significados. Podemos nos perguntar por que tantos portões eram necessários, se o muro servia principalmente para proteção. Mas havia pessoas e coisas que precisavam entrar na cidade, e outras coisas que precisavam ser retiradas de tempos em tempos. Toda cidade com um muro precisa de alguns portões.

Você e eu devemos estar separados deste mundo, mas isso não significa que não tenhamos contato com o mundo. Não, devemos estar separados do mundo, mas não isolados dele. Vemos isso particularmente com a primeira porta mencionada — a porta das ovelhas. Ela fala da proclamação do evangelho e da salvação das pessoas. No Novo Testamento, o Senhor Jesus frequentemente se refere a nós como Suas ovelhas. Além disso, notamos que a porta das ovelhas não tinha fechaduras nem trancas; estava sempre disponível para aqueles que quisessem entrar. Isso é semelhante ao evangelho hoje.

A porta dos peixes também fala do evangelho, pois o Senhor Jesus disse a Pedro e André: “eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4:19). Você e eu temos esse privilégio hoje, pois devemos sair e levar pessoas ao Senhor Jesus. Pedro e André estavam acostumados a pescar, mas o Senhor disse a Pedro: “de agora em diante serás pescador de homens” (Lucas 5:10).

Em terceiro lugar, temos o portão antigo. Não sei exatamente para que servia na época de Neemias, mas talvez fosse simplesmente um portão mais antigo do que alguns dos outros. Mas, para nós, talvez seja uma imagem da necessidade de nos mantermos firmes no que o Senhor nos deu, e não de desejarmos algo novo. Desde que a Bíblia foi concluída, muitas pessoas se apresentaram, dizendo-se profetas de Deus e fingindo ter algum novo ensinamento especial do Senhor. Mas isso não pode ser verdade, pois a Palavra de Deus é completa; não pode ter nada acrescentado a ela.

Bill Prost