A piedade para tudo é proveitosa

“Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” (1 Timóteo 4:8).

Além de uma dieta cuidadosa, aqueles que competem nas Olimpíadas devem treinar e se exercitar regularmente, muitas vezes por anos, antes de competir nos jogos. Aqueles que competem têm o objetivo de vencer em seu esporte específico e não se ressentem de gastar tempo treinando para isso. Eles aprendem a “se esforçar”, sempre tentando fazer melhor hoje do que fizeram ontem.

O apóstolo Paulo compara a vida cristã a uma corrida, e ele fala de exercícios várias vezes. Ele ressalta que exercícios corporais são bons, mas nos lembra que eles nos fazem bem apenas durante nossa vida aqui embaixo. Sim, é bom cuidar de nossos corpos e mantê-los em boa forma. Eu tinha um bom amigo nos EUA, e quando eu os visitava, ele frequentemente me levava para a academia com ele. Ele disse que ia lá principalmente porque os exercícios o faziam “se sentir bem”. A maioria de nós no mundo de hoje deveria se envolver em mais exercícios.

Mas a piedade é proveitosa, não apenas durante nossa vida cristã aqui embaixo, mas também por toda a eternidade. A verdade de Deus deve ser mantida em exercício. O que isso significa? Significa que não apenas devemos ler a Palavra de Deus, mas também andar nela. Isso leva tempo e requer esforço, assim como o exercício físico requer planejamento e esforço. Se não estivermos dispostos a reservar um tempo para o exercício físico, quando realmente quisermos fazer algum trabalho braçal, descobriremos que não temos força. Assim é com nossa saúde espiritual. Devemos nos disciplinar para o “exercício espiritual”.

O exercício espiritual pode ser positivo e negativo. Em Atos 24:16, o apóstolo Paulo diz: “E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.” Ele teve o cuidado de se exercitar positivamente, ao andar com o Senhor, mas também teve o cuidado de evitar coisas que pudessem estragar seu estado espiritual e enfraquecer sua força espiritual. É importante que façamos o mesmo!

Bill Prost