
“Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,” (Filipenses 3:20).
Provavelmente a maioria dos que estão lendo isso já cruzaram uma fronteira internacional. Se você mora no Canadá ou nos Estados Unidos e deseja cruzar a fronteira entre eles, pode ser perguntado: “Cidadania?” Você também terá que mostrar seu passaporte para provar sua cidadania. Se você estiver viajando entre “Espaço Schengen”* de países na Europa, você pode cruzar as fronteiras entre eles sem mostrar seu passaporte, uma vez que tenha entrado em um deles. Outros países ainda exigem mais do que simplesmente um passaporte; eles exigem uma permissão especial chamada visto, que geralmente deve ser obtida antes de você sair do seu país.
Será que nos damos conta de que a Bíblia nos diz que também somos cidadãos do céu? Podemos ser cidadãos de diferentes países neste mundo, mas se conhecemos o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador, somos todos cidadãos celestiais. Estamos esperando que o Senhor Jesus venha e nos leve para lá, e Ele pode vir a qualquer momento.
Alguns anos atrás, uma mulher veio à nossa porta com alguma literatura, perguntando se gostaríamos de viver em uma terra linda onde tudo corresse bem, onde os animais nunca fossem maus ou selvagens, e onde a vida fosse sempre pacífica. Como ela tinha uma Bíblia na mão, pedi que ela abrisse o versículo de hoje e o lesse. Eu disse a ela que esse era meu futuro, e que eu não estava procurando um paraíso na terra. Ela pareceu sem expressão por um momento, então se virou e foi embora. Duvido que ela conhecesse o Senhor Jesus como seu Salvador.
Se somos realmente cidadãos do céu, isso deveria fazer uma grande diferença em nossas vidas aqui embaixo. Deveríamos ser, como Pedro diz em sua epístola, “estrangeiro e peregrinos” (1 Pedro 2:11 KJV) neste mundo. Um estrangeiro não está em casa, mas um peregrino está indo para casa. Quando visito a Índia, sou um “estrangeiro” lá. Não é meu lar. Quando saio de lá e vou para o Canadá, posso ser chamado de “peregrino” na Alemanha ou em outros países pelos quais acabo de passar, porque estou a caminho de casa. Nossas vidas mostram que somos estrangeiros e peregrinos.
Bill Prost
*Notas de rodapé: O Espaço Schengen é uma área composta por 27 países europeus que aboliram os controles de fronteira entre si. Isso significa que os viajantes podem se mover livremente entre esses países, como se estivessem dentro de um único país.
