“Nele (no Senhor Jesus) estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (João 1:4-5).
O que lemos neste versículo é impossível nas coisas naturais. Se entrarmos em um quarto escuro e acendermos a luz, a escuridão desaparece imediatamente e podemos ver claramente. Em nossos versículos de hoje, vemos que quando o Senhor Jesus veio ao mundo, Sua vida era a luz deste mundo. Moral e espiritualmente, a vida perfeita do Senhor Jesus mostrou como o homem era perverso e como o pecado estragou este mundo inteiro. Desde que Adão e Eva pecaram no Jardim do Éden, o pecado tem estado neste mundo, e toda a tristeza e miséria aqui são resultado do pecado.
Mas a vontade do homem foi contra Deus, e ele amava viver em seus pecados. Quando o Senhor Jesus veio a este mundo como a luz do mundo, o homem rejeitou essa luz. Sim, eles ficaram felizes por se livrarem das consequências de seus pecados, e muitas pessoas vieram ao Senhor Jesus para serem curadas de suas doenças. Eles também ficaram muito felizes quando Ele ressuscitou pessoas dentre os mortos. Mas eles não quiseram admitir que eram pecadores perdidos aos olhos de Deus, e por isso rejeitaram o Senhor Jesus. Mas o Senhor Jesus foi para a cruz apesar de tudo isso, e agora Ele oferece a salvação a todos que crerem n’Ele. Ele ainda é a luz do mundo.