A grande babilônia

“Ninrode E o princípio do seu reino foi Babel…” (Gênesis 10:9-10).

“Falou o rei [Nabucodonosor], dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei… com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?” (Daniel 4:30).

O nome Babilônia ocorre muitas vezes na Bíblia, e talvez você já tenha se perguntado por que é mencionado com tanta frequência. Sabemos pela história que era uma cidade antiga, a capital do Império Caldeu, mas por que é mencionada tantas vezes na Bíblia e em diferentes contextos?

A história da Babilônia remonta há muito tempo, como vemos em nosso primeiro versículo. Lá no livro de Gênesis, lemos sobre um homem chamado Ninrode, que fundou um reino chamado Babel. Babel e Babilônia são aparentemente a mesma coisa na língua hebraica, de modo que a Babilônia, pelo menos em espírito, começou há muito tempo. Parece que Ninrode também foi responsável por fundar o que mais tarde se tornaria o reino da Assíria.

Centenas de anos depois, encontramos o nome Babilônia novamente, quando o povo de Judá foi levado cativo por Nabucodonosor, o rei da Babilônia. Ele era um governante muito orgulhoso, mas foi usado por Deus para punir a nação de Judá por adorar ídolos e se rebelar constantemente contra Deus. Deus deu a Nabucodonosor todo o poder e glória que ele tinha, então ele ousou dizer, a respeito da grande cidade da Babilônia: “Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei… com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?” (Daniel 4:30).

Babilônia era de fato uma cidade grande e bela, e provavelmente a maior cidade do mundo antigo. Seus jardins suspensos, construídos em terraços por Nabucodonosor para sua esposa, são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo. O rio Eufrates corria direto pela cidade, garantindo o abastecimento de água, e aparentemente a cidade tinha 25 portões de bronze.

Suas muralhas eram absolutamente incríveis. Construídas com tijolos de barro, as muralhas tinham pelo menos 60 metros de altura e possivelmente até 90 metros. Tinham também cerca de 24 metros de espessura. Você consegue imaginar uma muralha assim — entre 20 e 30 andares de altura? A faixa de tráfego média em uma grande rodovia na América do Norte tem cerca de 3,6 metros de largura, então aquelas muralhas eram mais largas do que seis faixas em uma grande rodovia. Não é de se admirar que o rei Belsazar (neto de Nabucodonosor) pensasse estar seguro dentro daquela muralha! Mas veremos amanhã o que aconteceu.

Bill Prost