A Formiga

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio… Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento” (Provérbios 6:6-8).

Ao lermos a Palavra de Deus, descobrimos que ela é sempre perfeitamente equilibrada e perfeitamente precisa. Por exemplo, notamos que a formiga mencionada em nosso versículo de hoje é uma fêmea (na versão King James, em Inglês, utiliza-se o pronome “her”, que é um pronome feminino, para se referir à formiga). Isso ocorre porque uma colônia de formigas é configurada da mesma maneira que uma colônia de abelhas, e as fêmeas fazem a maior parte do trabalho.

Além disso, notamos que a formiga estimula a energia e o trabalho nas pessoas preguiçosas, pois você nunca vê uma formiga preguiçosa; elas estão sempre ocupadas trabalhando. Elas também fornecem alimentos para o inverno, armazenando alimentos para os meses mais frios.

Esta é uma boa lição para todos nós. No momento em que escrevo isto, é época de colheita aqui na maior parte da América do Norte. Embora a maioria de nós provavelmente não viva de atividades agrícolas, é uma boa ideia reservar algo para o futuro e não gastar todo o nosso dinheiro de uma só vez. Recebi uma carta de um agricultor dos EUA este mês e ele disse que na sua região a colheita foi excepcionalmente boa. Podemos ser gratos por tudo isso e pela comida durante todo o inverno.

Bill Prost