
“Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.” (Tito 2:8).
Lá fora, no mundo de hoje — na escola, no trabalho, nas lojas, etc. — é comum ouvir o que pode ser chamado de linguagem grosseira. As pessoas parecem pensar que, para enfatizar algo, elas têm que usar palavras vulgares e às vezes blasfemas. Por exemplo, é comum ouvir a palavra “inferno” sendo usada de forma muito casual em conversas. Satanás está por trás disso, pois quer que as pessoas pensem que o inferno não é tão sério e que não é algo com que devam se preocupar.
Em outras ocasiões, você ouvirá uma linguagem um tanto suja e imoral, pois algumas pessoas parecem não conseguir falar sem usar essas palavras. Como cristãos, certamente ficamos tristes ao ouvir isso, e pior ainda, essas palavras agora estão sendo usadas em livros, jornais e noticiários, como se fosse correto falar dessa forma.
Então ouvimos palavras que se referem a Deus e ao Senhor Jesus. Tenho certeza de que você já ouviu pessoas usarem o nome do Senhor Jesus quando ficam chateadas com alguma coisa. Quando algo surpreendente e chato acontece, certamente já ouviu pessoas dizerem: “Oh, meu Deus!” Mas eu nunca ouvi ninguém usar o nome de Maomé, Krishna, Buda ou Confúcio dessa forma. Não; é quase sempre o nome de Deus ou do Senhor Jesus.
O perigo para nós, como cristãos, é que podemos nos acostumar a ouvir esse tipo de conversa, então, talvez isso não nos afete como deveria. Em vez disso, devemos pedir ao Senhor a coragem de falar quando as pessoas falam dessa maneira, e apontar que, quando elas usam o nome do Senhor Jesus dessa forma, elas estão insultando nosso Salvador. Além disso, devemos ter muito cuidado para não usarmos esse tipo de linguagem nós mesmos. Linguagem grosseira e vulgar, em qualquer forma, não é apropriada para um cristão.
Bill Prost

