Formoso de semblante

“… [Jessé] mandou chamá-lo [Davi] e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso [agradável] de semblante [rosto]…” (1 Samuel 16:12).

“O vento norte traz a chuva e a face irada a língua fingida.” (Provérbios 25:23 JND).

Nossos rostos revelam geralmente o que está em nossos corações e, com o tempo, eles se tornam uma imagem mais ou menos permanente de nossos pensamentos. Quando Abraham Lincoln era presidente dos Estados Unidos, certa vez disse a alguém de seu governo: “Não gosto daquele homem”. Ele se referia a alguém que ambos haviam visto. O funcionário do governo comentou que, como Lincoln não conhecia o homem, se perguntava como poderia não gostar dele. A resposta de Lincoln foi: “Não gosto do rosto dele”. Quando o outro questionou essa maneira de julgar as pessoas, Lincoln respondeu novamente: “Todo homem com mais de quarenta anos é responsável por seu rosto”.

Há muita verdade nisso. Podemos não ser bonitos ou belos, mas ainda assim podemos ter um “rosto agradável”. A expressão em nosso rosto significa muito mais do que se somos naturalmente bonitos. Davi andava com o Senhor e, mesmo quando jovem, tinha uma expressão facial que se recomendava aos outros. Com o passar do tempo, podemos cultivar bons pensamentos — pensamentos felizes, que produzem uma boa expressão em nosso rosto.

Por outro lado, podemos ser como o homem descrito em nosso segundo versículo de hoje, que tinha uma face irada. Todos nós já vimos pessoas assim, com um rosto que parece querer “procurar briga” com alguém. Quando outras pessoas veem esse tipo de expressão, podem evitar a pessoa, mas muitas vezes sentem vontade de dizer algo a ela, só para vê-la se irritar. É por isso que nosso segundo versículo diz que a face irada traz uma língua fingida (caluniadora).

Como cristãos, precisamos nos lembrar do que Paulo disse aos Filipenses, no capítulo 4, versículo 8. Procure este versículo e memorize-o, se puder. Isso ajudará você a pensar nas coisas certas e a ter um semblante agradável.

Bill Prost