Controlando nosso espírito

“Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade” (Provérbios 16:32).

Lembrei-me deste versículo há alguns dias, quando foi noticiado na mídia que um senador de um grande país ocidental, ao conversar com um líder sindical, ficou tão irritado que quase entrou em uma briga corporal com ele. Provavelmente foi provocado pelo líder sindical, mas aquele senador não soube dominar o seu espírito. Ele ocupava uma posição de responsabilidade e privilégio, e não deveria ter agido daquela maneira.

A palavra hebraica usada aqui para “ânimo” (ou “espírito”) possui uma ampla variedade de significados, mas aqui ela se refere ao que está acontecendo dentro de uma pessoa. A mesma palavra também é usada para o Espírito de Deus.

Se andarmos com o Senhor e Lhe pedirmos ajuda, podemos controlar nosso espírito para que não nos irritemos rapidamente, nem façamos coisas que desonrem o Senhor. Como nosso versículo diz, é mais importante dominar o nosso espírito do que realizar alguma grande façanha, como conquistar uma cidade.

Bill Prost