
“E os servidores do templo que habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente…” (Neemias 3:26).
“Desde acima da porta dos cavalos repararam os sacerdotes, cada um defronte da sua casa.” (Neemias 3:28).
“… e depois dele reparou Semaías, filho de Secanias, guarda da porta oriental.” (Neemias 3:29).
“Depois dele reparou Malquias, filho de um ourives… defronte da porta de Mifcade…” (Neemias 3:31).
A porta das águas também nos falaria de refrigério, pois a água na Bíblia é frequentemente uma imagem da Palavra de Deus. A fonte fala de refrigério, enquanto a água fala de uma fonte constante e contínua de paz e bênção. Todos necessitamos de água para o nosso corpo natural e necessitamos da regular “lavagem de água, pela Palavra” (Efésios 5:26). Ou seja, precisamos da Palavra de Deus todos os dias para lavar as coisas com as quais entramos em contato diariamente neste mundo.
O portão dos cavalos talvez seja uma imagem de força, pois o cavalo na Bíblia fala frequentemente de força. Mas não deve ser a nossa própria força; deve ser a força do Senhor. O Senhor diz na Bíblia: “O cavalo é vão para a segurança” (Salmo 33:17 ARC95), mas se confiarmos no Senhor, Ele é capaz de nos proteger.
O portão oriental era especial, pois era o portão pelo qual somente o Senhor podia entrar, ou o Príncipe que O representava. Lemos em Ezequiel: “A porta do átrio interior que dá para o oriente… o príncipe entrará pelo caminho do vestíbulo da porta…” (Ezequiel 46:1-2). Isso acontecerá no milênio, quando o Senhor Jesus reinar como o Rei legítimo. O oriente é onde o sol nasce, e o Senhor entrará naquele momento como o Sol nascente, para trazer bênçãos a Israel.
Por fim, temos o portão Mifcade, que é difícil de entender. Significa “o portão do lugar designado”. Podemos interpretar isso de forma diferente, mas talvez signifique que, enquanto estivermos aqui neste mundo, o Senhor tenha um lugar designado para nos reunirmos e adorá-Lo. Não somos livres para ir a qualquer lugar que quisermos. Se realmente desejarmos estar onde o Senhor está, Ele nos guiará até lá.
Bill Prost
