E crescia Jesus

“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.” (Lucas 2:52).

No versículo de hoje, temos o próprio Senhor Jesus como o exemplo perfeito para nós, jovens cristãos. Não se fala muito sobre os anos de crescimento do Senhor Jesus. As circunstâncias que cercaram seu nascimento são mencionadas, e depois o incidente ocorrido quando ele tinha doze anos, quando seus pais o levaram ao templo na época da festa da Páscoa. Depois disso, não ouvimos mais nada até que Ele inicia Seu ministério terreno aos trinta anos. No entanto, o que é dito quando Ele tinha doze anos é realmente importante.

Notamos várias coisas nos anos de crescimento do Senhor Jesus, após atingir a idade de doze anos. Primeiramente, é dito que “E desceu com eles… e era-lhes sujeito” (Lucas 2:51). Pense nisso — o Criador do universo sendo obediente aos pais humanos! No entanto, Ele era, e nós também devemos respeitar e obedecer aos nossos pais. Sem dúvida, os pais terrenos do Senhor cometeram erros, mas Ele os obedeceu.

Em segundo lugar, notamos que ele cresceu em sabedoria. Podemos nos perguntar como o Filho de Deus pôde crescer em sabedoria, mas creio que em todos os sentidos Ele era perfeito, independentemente da idade que tivesse. Aos doze anos, não agiu como se tivesse vinte. Em vez disso, agiu com a sabedoria de uma criança de doze anos, e essa sabedoria aumentou à medida que ele crescia. Houve uma progressão natural, como haveria com qualquer outra criança em crescimento, porém sem pecado.

Finalmente, Ele cresceu em graça “para com Deus e os homens”. Como o Filho de Deus poderia crescer em graça diante de Deus? Era porque Ele estava fazendo algo que nunca havia feito antes — Ele estava descobrindo o custo de obedecer à vontade de Seu Pai e se humilhando para fazê-lo. Se pudéssemos dizer assim, Deus Pai agora tinha um novo motivo para Se agradar de Seu Filho. Ele também cresceu em graça para com os homens, pois Seus caminhos eram agradáveis ​​a eles, bem como a Deus. Ele é o nosso exemplo em fazer tudo isso, e lemos isso em Filipenses 2:5-8. Talvez você possa encontrar esses versículos e lê-los por si mesmo.

Bill Prost