
“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios… porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes” (Mateus 6:7-8)
Aparentemente, os pagãos, que adoravam ídolos, costumavam orar repetindo as mesmas frases várias vezes, como se o deus a quem oravam, de alguma forma, respondesse às suas orações mais prontamente se as repetissem muitas vezes. Lembro-me de vários jovens em países estrangeiros que costumavam me escrever pedindo coisas e, para garantir que eu entendesse claramente o que queriam, repetiam o pedido quatro ou cinco vezes na mesma carta. Às vezes, no final da carta, escreviam várias vezes: “Não se esqueça de mim!”.
Mas em nossos versículos de hoje, lemos que nosso Pai já sabe o que precisamos, antes mesmo de Lhe pedirmos. Não precisamos repetir o mesmo pedido várias vezes na mesma oração. Nosso Deus sabe o que precisamos e podemos confiar que Ele nos proverá. Mas observe que diz: “Vosso Pai sabe o que vos é necessário”. Não diz: “Vosso Pai sabe do que desejais”. O Senhor prometeu suprir todas as nossas necessidades, não todos os nossos desejos.
Bill Prost
