
“Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento…” (Efésios 3:17-19).
“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai Nele, Arraigados e edificados Nele, e confirmados na fé…” (Colossenses 2:6-7).
Uma árvore precisa ter raízes para resistir a ventos fortes e tempestades. Provavelmente, as maiores árvores do mundo hoje são as sequoias gigantes que crescem nas encostas ocidentais da Serra Nevada, nos EUA. Elas podem atingir até 107 metros de altura e ter uma circunferência de 9 metros ou mais.
Assim como outras árvores, quando não estão sob grande estresse devido a condições como seca ou incêndio, elas canalizam toda a sua energia para se fortalecer. Elas absorvem nutrientes que lhes permitem criar raízes novas e mais profundas, ajudando-as a se ramificar em busca de luz solar. Isso ajuda a garantir que elas sejam fortes e mais bem preparadas para resistir a quaisquer condições adversas que possam surgir, desde vento e chuva até seca, incêndios florestais e muito mais.
O surpreendente é que seus sistemas radiculares raramente se aprofundam mais do que 2 a 4 metros. Mas as sequoias raramente caem. A razão para isso é que seus sistemas radiculares estão entrelaçados com as raízes de outras sequoias, de modo que se sustentam mutuamente. Crescem muito próximas umas das outras e se ajudam mutuamente a sobreviver. Além disso, compartilham nutrientes entre si.
Essas árvores também nos ensinam uma lição. Precisamos estar bem enraizados no amor de Cristo e na verdade da Palavra de Deus para não sermos derrubados pelas tempestades em nossas vidas. Mas também precisamos apoiar uns aos outros, como as sequoias. Se virmos alguém que parece estar com dificuldades, vamos apoiá-lo, para que possa continuar no caminho cristão. Talvez em outro momento, ele possa nos ajudar!
Bill Prost
