
“A justiça exalta os povos, mas o pecado é a vergonha das nações.” (Provérbios 14:34).
“… no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros [luminares] no mundo;” (Filipenses 2:15).
Ao longo das eras, e particularmente durante os séculos XIX e XX, houve por vezes nações justas no mundo. Deus as prosperou e as exaltou, mas mais recentemente algumas dessas nações gradualmente abandonaram Deus e a Bíblia. Como resultado, a segunda parte do nosso primeiro versículo se tornou verdade; o pecado as faz parecerem ruins para outras nações. Em alguns desses países hoje, as pessoas não estão nem um pouco preocupadas com o que é certo ou errado, mas apenas com o que elas podem “se safar”. Deus permitiu que dificuldades e problemas surgissem, e os assuntos desses países não correram bem. No entanto, na maioria das vezes, o homem não admite a mão de Deus em tudo isso; ele apenas tenta com mais afinco consertar o problema por meios humanos.
Cerca de cinquenta ou sessenta anos atrás, um bom amigo meu, um homem mais velho agora com o Senhor, estava distribuindo folhetos evangelísticos nos EUA. Alguns adolescentes chegaram, riram dele e se recusaram a pegá-los. Ele respondeu sabiamente: “Rapazes, lamento ver vocês rejeitarem a própria coisa que tornou a América grande!” Isso os fez pensar, e eles acabaram pegando seus folhetos evangelísticos.
No mundo de hoje, em vez da retidão que deveria ser evidente, frequentemente nos encontramos em nosso segundo versículo — “no meio de uma geração corrompida e perversa”. Mas esta é uma oportunidade para nós, pois quanto mais escura a noite, mais brilhante a luz brilha. Este mundo está ficando mais escuro, mas você e eu, como cristãos, devemos brilhar ainda mais para o Senhor. Não temos muito mais tempo para brilhar para Ele, pois Ele está vindo em breve. Este mundo precisa de você e de mim para brilhar para o Senhor!
Bill Prost
