
“Portanto, dai a cada um o que deveis… a quem temor, temor; a quem honra, honra.” (Romanos 13:7).
“Diante das cãs [cabelos brancos] te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus.” (Levítico 19:32).
Em uma meditação anterior, mencionamos que talvez mais do que qualquer outra coisa, os jovens querem ser tratados com respeito. Isso é importante, não apenas para os jovens, mas pessoas de todas as idades devem ser tratadas com respeito. Recentemente, um autor escreveu que o respeito foi amplamente perdido em nossa cultura ocidental e precisa ser desesperadamente recuperado. Em minhas observações nos últimos vinte ou trinta anos, descobri que isso é verdade. Mas se vocês, como jovens, querem ser tratados com respeito, isso deve começar com vocês. O verdadeiro respeito envolve nossas atitudes, fala e comportamento em relação a tudo, e especialmente em relação àqueles que são mais velhos do que vocês.
Nossos versículos de hoje enfatizam respeito e honra para com aqueles que estão em posições de autoridade, pois essa autoridade é dada por Deus e deve ser reconhecida como tal. Pais, professores na escola, funcionários do governo, policiais — todos são ordenados por Deus e devem ser respeitados. Essa é a razão pela qual, quando os israelitas foram instruídos a se levantar “diante das cãs [cabelos brancos]”, o temor a Deus está conectado a isso. Se temermos a Deus, honraremos os outros também, pois o respeito adequado está intimamente conectado ao temor a Deus. Isso não significa que realmente temos medo de Deus, mas sim que Lhe damos o respeito e a honra devidos a Ele e a todos os que Ele colocou ao nosso redor em nossas vidas.
O mundo mudou drasticamente nos últimos quarenta anos, e é verdade que alguns de nós que somos mais velhos não estamos conectados com muita tecnologia e conhecimento atualizado que é comum entre os jovens. Mas conhecimento não é o mesmo que sabedoria, e sabedoria vem apenas com experiência e idade; ela deve ser respeitada. Podemos aprender muito com os mais velhos, e se os respeitarmos, descobriremos que eles também nos respeitarão. Durante minha juventude, aprendi bastante com irmãos mais velhos (e irmãs também!), embora houvesse uma “lacuna geracional” naquela época também. Mas a sabedoria e a experiência deles foram de grande ajuda para mim, e como eu disse, descobri que quando eu estava disposto a aprender com eles, eles também me respeitavam.
Bill Prost
