Palavra temperada com sal

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” (Colossenses 4:6).

Um bom cozinheiro sabe como usar a quantidade certa de sal ao cozinhar, para que a comida tenha o sabor perfeito. Muito pouco sal, e a comida terá um sabor insosso e sem sabor; muito sal, e o sal dominará a própria comida, de modo que ela terá um gosto horrível. Às vezes, um bom cozinheiro coloca um pouco de sal, então prova a comida, e talvez adicione um pouco mais. Os melhores cozinheiros têm papilas gustativas muito sensíveis, de modo que podem detectar diferenças sutis no sabor.

Provavelmente todos nós já fomos vítimas de brincadeiras, às vezes alguém coloca muito sal em uma bebida que nos foi servida. Ou talvez ao preparar uma bebida, alguém tenha confundido sal com açúcar e produzido uma bebida muito salgada. Quando pessoas doentes retêm muita água em seus corpos, elas geralmente têm que fazer dietas com baixo teor de sódio, com pouco ou nenhum sal usado no preparo de seus alimentos. Elas também não têm permissão para adicionar sal de um saleiro à mesa. Essas pessoas geralmente odeiam esse tipo de comida, pois é muito insípida e sem gosto. Elas sabem que é para o bem delas, mesmo assim ela não gostam.

Na Bíblia, o sal é uma imagem da graça santa. É aquilo que traz o que é devido a Deus para nossa conversa, mas de uma forma graciosa. Ele dá sabor ao que dizemos. Em nossa interação com as pessoas neste mundo, é importante saber exatamente quanto usar de sal. Ouvi alguns crentes falarem sobre as coisas do Senhor de uma forma dura e questionável com os descrentes. Isso ofendeu aqueles com quem estavam falando e os virou contra as coisas do Senhor. Vi outros crentes que nunca disseram nada sobre o Senhor e não eram nenhum testemunho para as pessoas não salvas com quem entraram em contato. Ambas as atitudes estão erradas.

Mas alguém pode perguntar: Como sabemos quanto de sal usar para temperar nossa conversa? Devemos estar caminhando com o Senhor, para que o Espírito Santo esteja livre para nos liderar e guiar em nossa conversa. Devemos lembrar que “a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1:17), e então buscar equilibrar isso em nossa conversa. Com algumas pessoas, elas podem precisar de mais verdade; o Senhor Jesus fez isso com Nicodemos. Mas com outras, elas podem precisar de mais graça; o Senhor fez isso com a mulher em João 4, no poço de Sicar. Ele nos ajudará a equilibrar nossa conversa, se olharmos para Ele!

Bill Prost