“E puseram a arca de Deus em um carro novo… e Uzá e Aió… guiavam o carro novo.” (2 Samuel 6:3).
“… estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender. Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.” (2 Samuel 6:6-7).
Este foi um evento muito triste na história do reinado de Davi como rei, e ainda assim nos ensina algo que é muito importante. A arca de Deus estava na casa de um homem chamado Abinadabe há vinte anos. Você deve se lembrar que a arca foi tomada pelos filisteus em batalha, e Deus enviou sérios problemas aos filisteus. Os filisteus a enviaram de volta, e ela acabou na casa de Abinadabe por muitos anos. Depois de todo esse tempo, Davi queria levá-la para Jerusalém, onde ela pertencia.
No entanto, é possível fazer a coisa certa, mas da maneira errada, e foi isso que aconteceu. Se Davi tivesse lido o que a lei de Moisés dizia, ele teria descoberto que somente os levitas deveriam carregar a arca; ela não deveria ser carregada em uma carroça, mesmo que fosse nova! Mas eles colocaram a arca em uma carroça nova, e dois jovens dirigiram a carroça. Quando chegaram a um certo ponto, os bois sacudiram a arca, e em outro lugar diz que os bois tropeçaram. Sem dúvida, Uzá estava com medo de que a arca caísse da carroça, e ele a segurou para firmá-la. Quando ele fez isso, o Senhor feriu Uzá, e ele morreu. Que final triste para uma ocasião feliz! Davi ficou muito chateado, e novamente a arca foi carregada para uma casa pertencente a Obede-Edom. Pareceu a Davi um julgamento muito severo por um ato de segurar a arca.
Mais tarde, depois de vários meses, Davi leu a lei e percebeu que somente os levitas deveriam carregar a arca. Então eles a trouxeram para Jerusalém da maneira correta, e Deus foi honrado pela maneira como eles fizeram isso.
Neste mundo, às vezes as pessoas dizem que não importa como fazemos algo, contanto que o façamos. Mas nas coisas espirituais, Deus quer que façamos as coisas da maneira certa. É por isso que Ele nos deu Sua Palavra, e somos responsáveis por fazer as coisas para o Senhor de acordo com as instruções que Ele nos deu. Se fizermos algo que não esteja conforme a Palavra de Deus, o Senhor pode não nos matar, como fez com Uzá, mas o Senhor ficará descontente, e não desfrutaremos de Sua bênção em nossas vidas tão plenamente quanto poderíamos.
Bill Prost