Não temas; assim diz o SENHOR

“… e ele [Elias] a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba… e… ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse… que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.” (1 Reis 17:10-14).

Por favor, leia toda essa história em 1 Reis 17, para ver como o Senhor cuidou de Elias. Como vemos no início do capítulo, um homem chamado Elias aparece de repente na história de Israel. Ele veio de Tisbe, que provavelmente ficava a leste do Rio Jordão, na terra de Gileade. Elias realmente orou para que não houvesse chuva na terra de Israel. Por que ele fez isso? Foi por causa do pecado de Israel em adorar ídolos e não seguir o Senhor.

Como você pode imaginar, logo não havia comida para comer, e quando Elias foi mandado para ficar com esta viúva, ela estava prestes a usar o último pedaço de farinha e óleo que tinha para fazer um bolo para ela e seu filho. Então eles morreriam de fome. O que Elias fez então parece um tanto estranho e ousado para nós, pois ele não só pediu um pouco de água, mas também pediu que ela fizesse um bolo para ele primeiro, e trouxesse para ele. Então ela poderia fazer um para ela e seu filho. Por que Elias diria isso a uma mulher que era uma completa estranha para ele?

Aprendemos no Novo Testamento que essa mulher tinha fé e, evidentemente, clamou ao Senhor por Sua ajuda. Quando Elias apareceu, ela o reconheceu como aquele a quem o Senhor havia enviado para ajudá-la. No entanto, sua fé estava prestes a ser testada. Se ela fizesse um bolo para Elias, ela usaria toda a sua farinha e azeite. Mas Elias havia dito que a farinha e o azeite durariam até que a chuva viesse. Ela poderia confiar em sua palavra? Se ela fizesse um bolo para Elias, o Senhor proveria mais para ela e seu filho? Ela tinha fé e, quando fez o que Elias pediu, o Senhor proveu mais farinha e azeite, não apenas naquele primeiro dia, mas todos os dias. Não era a boa mistura de alimentos que a maioria de nós come todos os dias, mas era comida que os mantinha vivos.

O que aprendemos com isso? Quando o Senhor diz algo em Sua Palavra, podemos confiar Nele. Ele pode testar nossa fé, e Ele testou a fé dessa mulher, mas Ele nunca irá decepcionar nossa fé. Às vezes, podemos nos encontrar no meio de um problema, e talvez o Senhor nos mostre o que Ele quer que façamos. Temos fé para obedecer ao Senhor e confiar Nele? Se tivermos, Ele nunca irá nos decepcionar.

Bill Prost