“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” (Provérbios 31:10).
O versículo de hoje se refere a uma jovem mulher, então, moças, isto é para vocês. Amanhã será reservado para os rapazes.
Se você ler o primeiro versículo de Provérbios 31, notará que era “sua mãe” falando com o rei Lemuel. É bem possível que esse rei fosse Salomão. Até mesmo aquele rei muito sábio precisava ouvir bons conselhos de sua mãe sobre casamento. Ele precisava aprender como fazer uma boa escolha de esposa e como tratá-la!
Há muitas opiniões variadas circulando ao nosso redor hoje sobre os papéis de homens e mulheres. Sim, no mundo ocidental dizem a você, que você pode fazer qualquer coisa que um homem faz. “Vá em frente!” Você pode arrumar sua maleta de manhã, sair pela porta rumo à sua carreira e ainda ser uma boa esposa e mãe em casa. Em alguns países, as mulheres são frequentemente oprimidas. Elas não podem dirigir um carro, ou mesmo sair na rua para comprar mantimentos sem um homem por perto. Elas devem cobrir seus rostos com um véu em público — maneiras bem diferentes de pensar. Mas a Palavra de Deus tem conselhos.
Desde o início, Deus colocou o homem no lugar da liderança. Isso aconteceu lá no Jardim do Éden com a criação de Adão e Eva. Todos nós sabemos que não pode haver dois líderes de um exército, dois professores ao mesmo tempo na sala de aula ou dois chefes no mesmo setor de trabalho. Um deve liderar, e Deus diz que essa é a responsabilidade do homem. Onde isso nos coloca como meninas e mulheres? Em um casamento feliz, o marido quer ouvir e considerar as opiniões de sua esposa. Mas, como mulheres, recebemos uma área para supervisionar para a qual temos uma habilidade natural. Ou seja, administrar a casa. E você descobrirá que, se chegar a esse estágio na vida, é um trabalho desafiador e muito importante. A Bíblia não presume que todos nós nos casaremos. Até que você tenha uma casa própria, há muitas profissões e formas variadas e interessantes de ganhar a vida. Às vezes, após se casar, pode ser necessário que você ajude com a renda da casa.
A “mulher virtuosa” não fica apenas sentada em casa esfregando panelas e frigideiras sujas! Nem passa o tempo todo fofocando. Não, ela está comprando um campo. Isso significa que ela está lidando com o dinheiro da família com sabedoria. Ela faz “linho fino”, vende e passa longas horas fazendo roupas para manter seus filhos aquecidos. Ela trabalha duro! Mas o capítulo conclui que seus filhos a admirarão e apreciarão, e seu marido a louvará (veja o versículo 28).
Então, duas coisas para pensar…
Lembre-se de que sua mãe gosta de receber uma palavra de apreço e gratidão sempre que você puder!
Lembre-se de que quando chegar a hora de você considerar em espírito de oração alguém com quem você poderia a vir se casar, analise profundamente e pergunte ao Senhor: “Este é um homem que eu posso respeitar e seguir quando ele assume a liderança?”
Bill Prost