José – Parte 2

Também lhes disse Rúben [aos seus irmãos]: Não derrameis sangue; lançai-o nesta covapara livrá-lo [José] das mãos deles e para torná-lo a seu pai.”(Gênesis 37:22)

“Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue? Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas… “(Gêneses 37:26-27)

Como notamos ontem, os irmãos de José o odiavam e não conseguiam falar com ele de forma pacífica. Quando ele foi enviado por seu pai para descobrir como seus irmãos estavam, eles ficaram muito bravos. Alguns queriam matá-lo, mas Rúben sugeriu que o colocassem em uma cova. Evidentemente, Rúben pretendia voltar mais tarde, tirar José da cova e deixá-lo ir para casa. Mas enquanto Rúben não estava por perto, Judá sugeriu vendê-lo a alguns ismaelitas que estavam passando com seus camelos, descendo para o Egito.

Naqueles dias, muitas pessoas tinham escravos, e os irmãos de José realmente o venderam como escravo para aqueles ismaelitas. Que coisa horrível de se fazer! Você consegue imaginar vender seu irmão ou irmã como escravo? No entanto, foi isso que os irmãos de José fizeram com ele. Os ismaelitas levaram José para o Egito, e seus irmãos nunca esperavam vê-lo novamente.

Tudo isso nos lembra do Senhor Jesus. Seu próprio discípulo, Judas Iscariotes, recebeu trinta moedas de prata por traí-Lo. A nação de Israel queria que Ele fosse crucificado e esperava que nunca mais O vissem.

No entanto, José não foi morto, como sabemos, e na próxima vez que seus irmãos o viram, ele era príncipe de toda a terra do Egito. Mas o Senhor Jesus não foi apenas vendido por Judas; Ele foi rejeitado e crucificado. No entanto, Ele ressuscitou dos mortos, como sabemos, e agora está assentado no céu à direita de Deus.

Além de vender José, seus irmãos fizeram outra coisa que foi uma coisa horrível de se fazer. Eles mataram um cabrito e mergulharam a túnica de José de muitas cores no sangue do cabrito. Então eles levaram a túnica para casa de seu pai Jacó e o mostraram a ele. Claro, parecia que José tinha sido morto por um animal selvagem, porque havia sangue por toda a sua túnica. Todos os irmãos realmente mentiram para seu pai quando fizeram isso. Leia tudo em Gênesis 37 para ver como tudo isso aconteceu.

Mas como notamos ontem, Deus estava em tudo isso, e iria usar José de uma forma maravilhosa para salvar sua família da fome durante uma escassez, quando não havia comida. Porém, José teve que passar por alguns verdadeiros testes primeiro.

Bill Prost