“Na pressão me ampliaste” (Salmo 4:1 JND).
Nas coisas naturais, a afirmação feita em nosso versículo de hoje pareceria uma contradição. Normalmente, se colocarmos algo sob pressão, ele fica menor, e não maior. Por exemplo, podemos comprimir o ar dentro de um cilindro, de modo que ele ocupe muito menos espaço do que se estivesse fora do recipiente. O ar comprimido está “sob pressão” e, se for liberado, a pressão resultante terá muita energia. (O ar comprimido em um cilindro é a base dos freios a ar em caminhões grandes.)
Mas em nosso versículo descobrimos que quando estamos pressionados por circunstâncias difíceis, se estivermos andando com o Senhor, somos ampliados. O que isto significa? Significa que em situações difíceis o Senhor pode nos ensinar coisas que não poderíamos aprender de outra forma. No Salmo 3, Davi foge de seu filho Absalão, que queria ser rei no lugar de Davi. O Salmo 4 é provavelmente uma continuação da mesma experiência. Mas Davi aprendeu mais sobre o Senhor e experimentou mais conforto e bênçãos do que se o problema nunca tivesse acontecido.
O Senhor pode permitir isso em nossa vida também, para que mais tarde possamos agradecer ao Senhor pelas dificuldades, mesmo que tenha sido desagradável naquele momento.
Bill Prost