Formigas e Preguiça

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento” (Provérbios 6:6-8).

As formigas são uma das criaturas de Deus mais comuns neste mundo e são provavelmente as mais numerosas. Para cada ser humano vivo no mundo hoje, existem mais de 1 bilhão de formigas! Elas podem viver em quase qualquer ambiente, seja em desertos ou florestas tropicais, em climas frios ou quentes.

Deus as usa para nos ensinar algo, pois nunca vi uma formiga preguiçosa. Elas estão sempre ocupados fazendo algo útil. Elas também são muito persistentes. Certa vez, um homem cristão observou uma formiga carregando um fardo maior do que ela mesma e tentando escalar uma cerca de madeira. Ela tentou 69 vezes e caiu, mas chegou ao topo na 70ª vez.

Se temos tendência a ser preguiçosos, podemos aprender observando as formigas. Elas se preparam para o inverno guardando a comida e, embora talvez não tenhamos que fazer isso da mesma maneira, é uma boa lição para fazermos bom uso do nosso tempo.

Bill Prost