“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2:22).
Quando somos jovens e cheios de ambição e energia, é fácil querer muitas coisas. A Bíblia chama essas coisas de “paixões da mocidade”, que significa simplesmente as coisas deste mundo que gostaríamos de ter. Às vezes não há nada de ruim nessas coisas, como um carro, um barco, uma propriedade, roupas bonitas e talvez outras coisas. Os desejos juvenis podem até incluir atividades como praticar esportes ou viajar. Um cristão pode fazer todas essas coisas, mas se elas são “para o que vivemos”, então precisamos “fugir” delas. Se as coisas deste mundo encherem nosso coração, Cristo será expulso dele e nos tornaremos espiritualmente pobres.
Por outro lado, se seguirmos a Cristo e cuidarmos de Seus interesses neste mundo, podemos usar todas as coisas listadas acima para servir ao Senhor e ajudar os outros. Mas eles não serão “para o que vivemos” e, se o Senhor não os der a nós, não ficaremos chateados. Deixaremos todas essas coisas para trás quando deixarmos este mundo, mas podemos usar as coisas que temos aqui para acumular tesouros no céu.
Bill Prost