Gênesis 9:20-29 – 10:1-20

(recomendamos que leia esse trecho em sua Bíblia antes de prosseguir)

As experiências mais maravilhosas do poder e do amor de Deus não tem o poder de tornar o homem melhor (Gênesis 8:21). As pessoas não melhoraram após o dilúvio. Colocado por Deus para governar a terra, Noé logo mostra que não pode governar nem a si mesmo e cai em pecado. A raça humana começa a descambar mais uma vez pelo caminho da corrupção global. Cam, “que zomba do pai” (Provérbios 30:17) e se diverte com o pecado, como faz o mundo de hoje, atrai a maldição sobre os seus descendentes, os cananeus.

Veremos que muitas nações que nasceram de Cam e são mencionadas neste capítulo, se tornarão inimigos do povo de Deus: Babilônia (Sinar), Egito (Mizraim), Nínive, os filisteus e os cananeus, cujo país será dado a Israel. Sem e Jafé honraram seu pai e prosperarão na terra (Efésios 6:2-3 – Os filhos devem fazer tudo aquilo que seus pais lhes dizem para fazer, desde que não seja algo que as Escrituras proíbam).
 
O capítulo 10 revela as origens das nações do mundo (leia Deuteronômio 32:8). A história dos três filhos de Noé. O mundo todo está hoje dividido a partir destes três filhos. Jafé, o povo europeu é descendente dele (também alguns dos povos do norte da África vieram deste homem). Cam, dele vieram aqueles que agora habitam na África, e alguns do povo conhecido como árabes. Sem, muitas das nações que vivem no continente da Ásia vieram dele. Os Israelitas estão neste grupo. Às vezes você escuta de pessoas que são contra os Judeus como sendo “anti-semitas”. A palavra “Semita” vem de “Semita”, descendentes de Sem.
 
Para conhecer e apreciar uma coisa em seu verdadeiro caráter, é preciso voltar à sua fonte; Babel (Babilônia) e Assur (Assíria – Gênesis 10:22) têm como ponto de partida o reino de Ninrode. Este nome significa “rebelde”, o que é confirmado por seus atos. Ninrode era um caçador. Os métodos que Satanás mais utiliza são os que um caçador usa, engano e violência. Mas tudo começa em zombaria, a corrupção dos valores, foi zombando de uma ordem de Deus que Satanás induz Eva a comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal – “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gênesis 3:1). Ninrode é uma figura do anticristo que irá liderar a rebelião contra o Senhor depois que os crentes tiverem sido arrebatados para o céu. Em Apocalipse 17 você pode ler do “mistério, Babilônia”, representando a última tentativa do homem em organizar um governo mundial.
 
Com ele nós vemos que o homem começa a assolar a terra, causando medo e sofrimento ao matar, por prazer e para mostrar seu poder, os animais que Deus havia dado para o alimento (Gênesis 9:3).

Texto baseado em diversos autores que se reuniam apenas ao Nome do Senhor no século XIX e XX.

meditacoessobreoantigotestamento.blogspot.com